Integrantes

Estela

Estela Scheinvar

Graduação e mestrado em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México; doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Socióloga do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de Sociologia, com ênfase em educação, infância e juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: biopolítica, escola, Estado de Direito, movimento social, conselho tutelar, Análise Institucional.

Grupos de Pesquisas

  1. PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PODER NO CAMPO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - UERJ
  2. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=03267024DPY6FR
  3. Aleph - Programa de Pesquisa, Aprendizagem-ensino e Extensão em Formação de Profissionais da Educação - UFF
  4. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0005708BAQMAKK

Orientandos

Iniciação Científica

  • Marina Barbosa
  • Patrick Coutinho

Estágio Interno Complementar

  • Gabriela Barros
  • Rebecca de Medeiros

Doutorado

  • Ângela Fernandes
  • Kássia Siqueira
  • Késia D’Almeida
  • Sônia Lucas

Mestrado

  • Claudia Guimarães
  • Gabriela Rodríguez
  • Viviane Pereira

Esther

Esther Arantes

Flávia

Flávia Cristina Silveira Lemos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1999), Mestrado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2003) e Doutorado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2007). Foi bolsista CAPES no mestrado e FAPESP no doutorado. Atualmente, é professora adjunta de psicologia social, em regime de dedicação exclusiva, na UFPA, campus Belém/PA. Associada à ABRAPSO. Integrante do GT ANPEPP: Subjetividade, conhecimento e práticas sociais. Atua pesquisando a temática de direitos humanos em um enfoque da análise institucional.

Orientandos

Mestrado

  • Danielle Santos de Miranda
  • Os discursos sobre gênero nos relatórios do UNICEF. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).
  • Franco Farias da Cruz
  • Práticas da UNESCO no Brasil e biopolítica. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).
  • Ana Carolina Farias Franco
  • Mídia e violência no Pará. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).
  • Cristiane de Souza Santos
  • Práticas do UNICEF frente as famílias brasileiras. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).
  • Juliana Castro Nogueira
  • A violência nos relatórios do UNICEF. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Álvaro Palha
  • Genealogia da política educacional indigenista e organização do currículo. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Débora Linhares
  • Encarceramento de mulheres no Pará: uma análise a partir de Michel Foucault. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • André Arruda
  • Encarceramento de jovens mulheres em medidas sócio-educativas no Pará. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação Científica

  • Francidalva Costa Paulo.
  • Problematizando práticas do UNICEF frente às mulheres adolescentes no Brasil. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  • Fernanda Cristine dos Santos Bengio.
  • Análise problematizadora das práticas da UNESCO denominadas cultura da paz como mecanismo de prevenção da violência nas escolas. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - UFPA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Laura

Laura Souza Fonseca

Licenciada em Pedagogia pela FaE/UFPEL, Mestre em Educação pelo PPGEDU/FACED/UFRGS e Doutora em Educação pelo PPGEDU/FE/UFF em 2006, com a tese “Trabalho infanto-juvenil: concepções, contradições e práticas políticas”. Professora Adjunta na área de Educação de Jovens e Adultos, DEE/FACED/UFRGS e credenciada na linha da pesquisa “Trabalho, Movimentos Sociais e Educação” (TRAMSE/PPGEDU/UFRGS) com a temática “Trabalho e formação humana”.  Atua na formação de professores em Educação de Jovens e Adultos, coordena o Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (NIEPE-EJA), líder do grupo NIEPE-EJA no CNPq. No escopo da indissociabilidade pertinentes ao trabalho docente e à formação discente, orienta trabalhos acadêmicos no ensino de graduação e pós-graduação, extensão e pesquisa. Estudos vincados na contemporaneidade da acumulação do capital, para apreender a relação trabalho e formação humana, como experiência de violação de direitos, expresso na exploração do trabalho infanto-juvenil; como tensão nas políticas públicas, enfatizando a educação de jovens e adultos; como disputa do papel do Estado, expressa nos processos de regulamentação profissional; e como projetos de afirmação de direitos, quando a relação está associada a movimentos sociais emancipatórios. Coordena o curso de ‘Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade’, convênio SECAD/FNDE. Nos últimos cinco anos, possui três artigos publicados em periódicos nacionais; dois capítulos de livros e onze trabalhos publicados em anais de eventos. Em suas atividades profissionais interagiu com 9 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: trabalho e educação, Estatuto da Criança e do Adolescente, infância e adolescência, trabalho infanto-juvenil, educação de jovens e adultos, classes sociais, políticas públicas de Estado e políticas de governo.

Orientandos

Mestrado

  • Eduardo Gottems Pergher
  • Dissertação “Trabalho como princípio educativo na pedagogia do MST” (CAPES, 2010-2012).
  • Roberto Anderson Dornelles
  • Dissertação “Educação de adolescente em conflito com a lei: um estudo de caso do CASE de Caxias do Sul” (CNPq 2010-2012).
  • Shin Pinto Nishimura
  • Dissertação “Regulamentação da profissão e regulamentação do trabalho: disputas na formação da classe” (CAPES, 2010-2012).

Iniciação Científica

  • Danielli Trindade
  • Pesquisa “Interfaces nas ações de proteção integral à infância, à adolescência e à família: escola, socioeducativo e conselho” (BIC/FAPERGS).
  • Martina Pereira Gomes
  • Pesquisa “ O estado da arte do trabalho infanto-juvenil nas instituições de ensino superior da região metropolitana de Porto Alegre” (BIC/PROPESQ/UFRGS).

Extensão

  • Angela Saikoski Delavechia e Lisiane Borges de Melo
  • Ação de extensão “O PETI no socioeducativo da Grande Cruzeiro” (PROREXT/UFRGS).
  • Cintia Lumertz Pereira e Júlia Ozório
  • Ação de extensão “O PETI na escola da Grande Cruzeiro” (PROREXT/UFRGS).

Ensino

  • Deisiane dos Santos Lopes
  • “Revisão Bibliográfica TCCs EJA Pedagogia 2007-2010”.
  • Vivian Rocha Portela
  • “Trabalho e formação d@s trabalhador@s da EJA e da Educação de Privad@s de Liberdade – um estudo de caso sobre a turma de Especialização na FACED/UFRGS 2010”.

Maria Lívia

Maria Lívia do Nascimento

Graduação e Mestrado em Psicologia na Universidade de Brasília; doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado na Universidade de Paris 8/França. Professora de graduação e  pós-graduação Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Institucional, infância e juventude, relação psicologia e direito, abrigo para adolescentes  jovens , biopolítica.

Orientandos

Doutorado

  • Rafael Coelho Rodrigues
  • Giovanna Marafon
  • Eliana Olinda Alves

Mestrado

  • Ana Paula Cardoso Coutinho
  • Izaque Miguel da Silva
  • Jonatha Rospide Nunes
  • José Rodrigues
  • Valeria Caixeta Figueiredo

Iniciação Científica

  • Adrielly Silvattiei Santos
  • Izabel Taveira Manhães
  • Marcella Fonseca Leopoldo
  • Marilisa Travassos de Freitas
  • Raquel Vieira da Silva
  • Rayana das Graças Amil Asth
  • Susan de Avelar Alberoni

Rosimeri

Rosimeri de Oliveira Dias

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de cognição, aprendizagem de adultos, produção de subjetividade, experiência e formação inventiva de professores.

Orientandos

Monografia de Graduação

  • Raphael Francisco Dias de Melo Vieira
  • Luan Sávio
  • Ariana da Silva Fonseca

Iniciação Científica

  • Ariana da Silva Fonseca
  • Bruno da S. R. Macedo
  • Valéria Oliveira Vilhena – Iniciação a docência
  • Joice Gabriela Rocha Barros – Monitora da disciplina Psicologia da Educação

Jovens Talentos (Alunos do ensino médio do Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares)

  • Felipe dos Santos Ribeiro
  • Lorranna Paulo Quintanilha
  • Quérem Tamer Gonçalves
  • Madelaine Torres

Treinamento e Capacitação Técnica (Professores do Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares)

  • Marilena dos Reis Peluso
  • Roseny Jussara Teixeira Cardoso