Laura Fonseca

Licenciada em Pedagogia pela FaE/UFPEL, Mestre em Educação pelo PPGEDU/FACED/UFRGS e Doutora em Educação pelo PPGEDU/FE/UFF em 2006, com a tese “Trabalho infanto-juvenil: concepções, contradições e práticas políticas”. Professora Adjunta na área de Educação de Jovens e Adultos, DEE/FACED/UFRGS e credenciada na linha da pesquisa “Trabalho, Movimentos Sociais e Educação” (TRAMSE/PPGEDU/UFRGS) com a temática “Trabalho e formação humana”.  Atua na formação de professores em Educação de Jovens e Adultos, coordena o Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (NIEPE-EJA), líder do grupo NIEPE-EJA no CNPq. No escopo da indissociabilidade pertinentes ao trabalho docente e à formação discente, orienta trabalhos acadêmicos no ensino de graduação e pós-graduação, extensão e pesquisa. Estudos vincados na contemporaneidade da acumulação do capital, para apreender a relação trabalho e formação humana, como experiência de violação de direitos, expresso na exploração do trabalho infanto-juvenil; como tensão nas políticas públicas, enfatizando a educação de jovens e adultos; como disputa do papel do Estado, expressa nos processos de regulamentação profissional; e como projetos de afirmação de direitos, quando a relação está associada a movimentos sociais emancipatórios. Coordena o curso de ‘Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade’, convênio SECAD/FNDE. Nos últimos cinco anos, possui três artigos publicados em periódicos nacionais; dois capítulos de livros e onze trabalhos publicados em anais de eventos. Em suas atividades profissionais interagiu com 9 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: trabalho e educação, Estatuto da Criança e do Adolescente, infância e adolescência, trabalho infanto-juvenil, educação de jovens e adultos, classes sociais, políticas públicas de Estado e políticas de governo.

    • Currículo:

    • Endereço eletrônico:

lsfonseca.lsf@gmail.com

  •  Orientandos:

Mestrado

    • Eduardo Gottems Pergher

Dissertação “Trabalho como princípio educativo na pedagogia do MST” (CAPES, 2010-2012).

    • Roberto Anderson Dornelles

Dissertação “Educação de adolescente em conflito com a lei: um estudo de caso do CASE de Caxias do Sul” (CNPq 2010-2012).

    • Shin Pinto Nishimura

Dissertação “Regulamentação da profissão e regulamentação do trabalho: disputas na formação da classe” (CAPES, 2010-2012).

Iniciação Científica

    • Danielli Trindade

Pesquisa “Interfaces nas ações de proteção integral à infância, à adolescência e à família: escola, socioeducativo e conselho” (BIC/FAPERGS).

    • Martina Pereira Gomes

Pesquisa “ O estado da arte do trabalho infanto-juvenil nas instituições de ensino superior da região metropolitana de Porto Alegre” (BIC/PROPESQ/UFRGS).

Extensão

    • Angela Saikoski Delavechia e Lisiane Borges de Melo

Ação de extensão “O PETI no socioeducativo da Grande Cruzeiro” (PROREXT/UFRGS).

    • Cintia Lumertz Pereira e Júlia Ozório

Ação de extensão “O PETI na escola da Grande Cruzeiro” (PROREXT/UFRGS).

Ensino

    • Deisiane dos Santos Lopes

“Revisão Bibliográfica TCCs EJA Pedagogia 2007-2010”.

    • Vivian Rocha Portela

“Trabalho e formação d@s trabalhador@s da EJA e da Educação de Privad@s de Liberdade – um estudo de caso sobre a turma de Especialização na FACED/UFRGS 2010”.