Jorge Ramos do Ó

Artigos completos publicados em periódicos

 

2.

Bresciani, Kátia ; SOARES, J. A. ; Ó, Jorge Ramos do ; PATROCINIO, T. ; MATOS, L. ; CERDEIRA, M. L. . Considerations on the Impact Factor as a Tool in Scientific Assessment. American Scientific Research Journal for Engineering, Technology and Sciences, v. 14, p. 296, 2015.

3.

Ó, Jorge Ramos do; CABELEIRA, H. . Toward a pedagogy of advanced studies in the University: the production of an inventive academic writing in the Social Sciences, Arts and Humanities. REDU. Revista de Docencia Universitaria, v. 13, p. 125, 2015.

4.

Ó, Jorge Ramos do; AQUINO, J. G. . Em direcção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 28, p. 199, 2014.

5.

Ó, Jorge Ramos do. Governamentalidade, tecnologias do eu e a história da escola. Análise Social, v. 212, p. 738, 2014.

6.
Ó, Jorge Ramos do. Editorial. Sisyphus – Journal of Education, v. 1, p. 7, 2013.
7.
MARTINS, CATARINA ; CABELEIRA, HELENA ; RAMOS DO Ó, JORGE . The Other and the Same: images of rescue and salvation in the Portuguese documentary film (1945). Paedagogica Historica, v. 47, p. 491-505, 2011
8.

Ó, Jorge Ramos do. A Governamentalidade e a História da Escola moderna: Outras conexões investigativas. Educação e Realidade, v. 34, p. 97, 2009.

9.

Ó, Jorge Ramos do; RAMOS, F. R. S. . Bioethics and professional identity – The healthcare worker’s constrution of the experience of him/herself | Bioética e identidade profissional: A construção de uma experiência de si do trabalhador da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 13, p. 259, 2009.

10.
Ó, Jorge Ramos do; RAMOS, F. R. S. . Bioética e identidade profissional: a construção de uma experiência de si do trabalhador da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 13, p. 259, 2009.
11.

Ó, Jorge Ramos do. Desafios à escola contemporânea: um diálogo. Educacao e Realidade, v. 32, p. 109, 2008.

12.

MENDONCA, A. W. ; Ó, Jorge Ramos do . A História da Profissão Docente no Brasil e em Portugal: Aproximações e distanciamentos. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 11, 2007.

13.

Ó, Jorge Ramos do. A Reforma de Jaime Moniz (1894-95) e a construção do ensino liceal de características modernas em Portugal. Estudos do Século XX, v. 1, p. 77, 2006.

14.

Ó, Jorge Ramos do. Poder-Saber-Querer: Os terrenos disciplinares da alma e do self-government no primeiro mapa das Ciências da Educação (1879-1911). Revista Brasileira de História da Educação, v. 6, p. 11, 2006.

15.
Ó, Jorge Ramos do. Government of the soul and genesis of the modern educational discourse (1879?1911). Paedagogica Historica (Imprimé), v. 41, p. 243, 2005.
16.

Ó, Jorge Ramos do. O Estado e as Modalidades Enunciativas da Educação Moderna: O Governo do Liceu e a Subjectivação do Aluno no Discurso de Reitores, Professores, Médicos e Visitadoras Escolares Durante os anos 30 e 40 do Século XX. Revista de História das Ideias, v. 1, p. 453, 2005.

17.

Ó, Jorge Ramos do. Teses em História da Educação (1986-1995). Análise Psicológica, v. 4, p. 523, 1996.

18.

Ó, Jorge Ramos do. Salazar na Oposição. Vértice (Lisboa), v. 1, p. 39, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Ó, Jorge Ramos do; MATOS, S. C. (Org.) . A Universidade de Lisboa, da revolução liberal à actualidade (1834 ? 2000). 1. ed. Lisboa: Tinta da China, 2013. v. 2.

 

2.
NOVOA, A. (Org.) ; MARCELINO, F. (Org.) ; Ó, Jorge Ramos do (Org.) . Sérgio Niza. Escritos sobre educação. 1. ed. Lisboa: Tinta da China, 2012. v. 1.

 

3.
Ó, Jorge Ramos do; CARVALHO, L. M. . A circulação do Conhecimento Pedagógico e a Invenção da Criança Problema: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1880-1960). 1. ed. Lisboa: Educa, 2009. v. 1.

 

4.
Ó, Jorge Ramos do. Ensino liceal (1836-1975). 1. ed. , 2009. v. 1.

 

5.
Ó, Jorge Ramos do; PORTUGAL, P. (Org.) . Pedro Portugal – Eu explico. 1. ed. Lisboa: Galeria Fernando Santos, 2007. v. 1.

 

6.
Ó, Jorge Ramos do. O Governo de Si Mesmo: Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX- meados do século XX). 1. ed. Lisboa: Educa, 2003. v. 1.

 

7.
NOVOA, A. ; CARVALHO, L. M. ; CORREIA, A. C. ; MADEIRA, A. I. ; Ó, Jorge Ramos do . Educational Knowledge and its Circulation: Historical and Comparative Approaches of Portuguese-Speaking Countries. 1. ed. Lisboa: Educa, 2003. v. 1.

 

8.
Ó, Jorge Ramos do. O Governo dos Escolares: Uma Aproximação Teórica às Perspectivas de Michel Foucault. 1. ed. Lisboa: Educa, 2001. v. 1.

 

9.
Ó, Jorge Ramos do. Os Anos de Ferro: O Dispositivo Cultural durante a ?Política do Espírito? (1933-1949).. 1. ed. Lisboa: Estampa, 1999.

 

10.
Ó, Jorge Ramos do. O Lugar de Salazar: Estudo e Antologia (prefácio de Fernando Rosas). 1. ed. Lisboa: Alfa, 1999.

 

11.
NOVOA, A. (Org.) ; Ó, Jorge Ramos do (Org.) . A Escola na Literatura (prefácio de Jorge Sampaio). 1. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
Capítulos de livros publicados
1.
Ó, Jorge Ramos do. Para uma escrita académica inventiva: o legado da teoria social pós-moderna. In: Walter Omar Kohan, Sammy Lopes; Fabiana Martins. (Org.). O ato de educar em uma língua ainda por ser escrita. 1ed.Rio de Janeiro: Nefi, 2016, v. , p. 313-326.

 

2.
Ó, Jorge Ramos do. Para uma genealogia do currículo: ordem e método na edificação do modelo escolar moderno. In: Maria Juraci Cavalcante; Patrícia Holanda; Francisca Lustosa; Roberto Barros Dias. (Org.). Histórias da pedagogia, ciência e religião. Discursos e correntes de cá e do além-mar. 1ed.Fortaleza: UFC, 2016, v. , p. 21-50.

 

3.
Ó, Jorge Ramos do. Sobre o tradicional cerco à inventividade infanto-juvenil e o amanhã da escola como uma comunidade de iguais. In: Madalena Wallenstein. (Org.). Nós pensamos todos em nós. 1ed.Lisboa: CCB/Fábrica das Artes, 2016, v. , p. 216-223.

 

4.
FERNANDES, D. ; Ó, Jorge Ramos do ; PAZ, A. L. . Da génese das tradições e do Elitismo ao imperativo da democratização: A situação do ensino artístico especializado. In: Maria de Lurdes Rodrigues. (Org.). 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal. Conhecimento, atores e recursos. 1ed.Coimbra: Almedina, 2014, v. II, p. 149-198.

 

5.
Ó, Jorge Ramos do; BREGLIA, V. . Por entre falas autorizadas e vozes silenciadas: formação de professores secundários Brasil-Portugal (1930-1945). In: Teresa Fachada Levy Cardoso. (Org.). História da profissão docente no Brasil e em Portugal. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2014, v. , p. 189-215.

 

6.
Ó, Jorge Ramos do. As tecnologias de individualização do aluno sob o impacto do experimentalismo pedagógico (finais do XIX e meados do XX). In: Sônia Regina da Luz Matos; Betina Schuler. (Org.). Diálogos com a educação: Política, escola e escrita. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. , p. 13-46.

 

7.
Ó, Jorge Ramos do; AQUINO, J. G. . Teaching as courage of truth: Pedagogy and Parrehsia. In: Mguel A. Pereyra; Barry M. Franklin. (Org.). Systems of reason and the politics of schooling: School reform and sciences of education in the tradition of Thomas S. Popkewitz. 1ed.New York: Routledge, 2014, v. , p. 336-349.

 

8.
Ó, Jorge Ramos do. A arte de governo em Michel Foucault. Pensamento crítico contemporâneo. 1ed.Lisboa: Edições 70, 2014, v. , p. 198-225.

 

9.
Ó, Jorge Ramos do. Foucault e o problema da escrita: Uma introdução. In: Sónia Maria Clareto; Anderson Ferrari. (Org.). Foucault, Deleuze & Educação. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013, v. , p. 21-62.

 

10.
Ó, Jorge Ramos do. The Portuguese State and Modern Education: High School Management and Student Subjectification in the 1930s and 1940s. In: Luis Trindade. (Org.). The Making of Modern Portugal.. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2013, v. , p. 201-224.