Curso de Extensão: O cotidiano escolar em análise
INSCRIÇÕES: https://bityli.com/mUX9a
limite de vagas: 50
DESCRIÇÃO
Pensar as relações entre produção de subjetividade e políticas sociais, no governo da infância e da juventude, rastreando, nas práticas pedagógicas escolares brasileiras, os mecanismos produzidos por uma subjetividade penal. O curso se propõe a oferecer ferramentas conceituais e históricas para dar visibilidade à centralidade da disciplinarização na escola e, em particular, à implementação de penalidades. Trata-se de construir um exercício coletivo para colocar em análise o cotidiano e pensar outros sentidos possíveis para o fazer pedagógico escolar, visando construir outras técnicas de governo. Interessa reunir estudantes de formação de professores e profissionais que trabalham em particular na escola básica, para problematizar as práticas pedagógicas assujeitadas à lógica punitivo-penal e, nessa medida, à judicialização da vida.
PALAVRAS CHAVE:
Escola; Produção de subjetividade; Disciplinarização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Escola e poder disciplinar: produção de verdade; normalização; individualização; adestramento.
- Produção de subjetividade e lógica penal: julgamento e moral; criminalização da pobreza e da família.
- Cotidiano Escolar; mecanismos de governos; políticas sociais e escola; práticas autogestivas.
METODOLOGIA
Entender as produções subjetivas acessando práticas que se atualizam na governamentalização da infância e da juventude, evidenciando a lógica disciplinar, é uma linha metodológica central do curso. Para tanto, o estudo dos traços genealógicos da produção de verdade com seus efeitos de normalização, individualização e adestramento será um dos conteúdos conceituais a ser trabalhado. Será discutido o atravessamento da subjetividade penal na escola, enquanto mecanismo de governo para a institucionalização e manutenção das forças políticas que compõem o Estado. Em particular, serão apresentados os processos subjetivos que se expressam por meio de uma moral que julga e criminaliza as famílias, a partir de saberes normalizados estruturados pela lógica do Direito. O curso será conduzido por meio de dois movimentos: 1) apresentação e análise de ideias de vários autores sobre os conteúdos que nos interessam trabalhar 2) cenas da vida cotidiana da escola trazidas pelos participantes do curso. O registro sistemático das práticas pedagógicas escolares contemporâneas e nelas, dos mecanismos punitivos, é proposto como método, por dar visibilidade à atualização das técnicas de governos da infância e da juventude pautadas na subjetividade penal. Tal método será posto em ação por meio das experiências em estágio ou profissionais dos estudantes de graduação dos cursos de formação de professores e do relato de equipes de trabalhadores de escolas, em uma dinâmica que conjuga exposição histórica-conceitual e um foro aberto às análises.
Referências bibliográficas básica:
BUENO, Marina Fernandes et al. Entre os fios de Penélope: uma cartografia das linhas de força que se desenham no cotidiano escolar. 2016
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002;
_________. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987
HECKERT, Ana Lúcia C. et al. A escola como espaço de invenção. Clio-Psyché Hoje Clio-Psyché Hoje Clio-Psyché Hoje: fazeres e dizeres psi na história do Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
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