Késia D’Almeida

Artigos completos publicados em periódicos


1.
D’ALMEIDA, K. P. M.; OLIVEIRA, L. S. C. ; SILVA, L. N. . Educação, Biopolítica e Infância: algumas proposições. REVISTA EPISTEME TRANSVERSALIS, v. 10, p. 82-101, 2019.

2.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação infantil, controle social e resiliência… infância como produção subjetiva. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979), v. 70, p. 46-58, 2018.

3.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Qual o ‘dente do macaco’ da educação infantil? – Processo de legalização. Aleph (UFF. Online), v. XIII, p. 210-236, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
 D’ALMEIDA, K. P. M.; LACERDA, E. C. (Org.) ; MELLO, M. M. S. (Org.) ; MOTTA, S. L. (Org.) ; MOURA, C. S. (Org.) ; RIBEIRO, A. M. (Org.) ; SILVA, L. N. (Org.) ; SOUZA, Y. C. (Org.) . Contando Histórias, Tecendo Redes, Construindo Saberes… Projeto Político Pedagógico: Creche Fiocruz. 01. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004. v. 01. 256p .

 

Capítulos de livros publicados
1.
D’ALMEIDA, K. P. M.. O COTIDIANO: implicações e atravessamentos na, da e com a educação infantil. In: Lindomar Darós; Marina Bueno. (Org.). Escritos sobre Políticas Públicas e Diversidade. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 1, p. 103-115.

 

2.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação e Infância: algumas lentes,,, uma breve conversa. In: Lilian Angélica da Silva Souza; Michelle Villaça Lino; Ruth Batista. (Org.). Infância, Juventude e políticas públicas: desafios, resistências e devires. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2020, v. 1, p. 84-101.

 

3.
 D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação, Infância e obrigatoriedade: estranhamentos constitutivos de um repensar. In: Kassia Siqueira; Lindomar Darós; Marina Bueno; Ruth Batista. (Org.). Escritos sobre Políticas Públicas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 91-114.

 

4.
 D’ALMEIDA, K. P. M.; RIBEIRO, A. M. ; LAMARE, F. F. . Formação Continuada e Práticas pedagógicas: O trabalho com a Educação em Ciência e Saúde na Educação Infantil. In: Maria Aparecida Salmaze; Alessandra Muzzi Queiroz Chaves; Arilma Maria de Almeida Spindola. (Org.). Desenvolvimento e Sustentabilidade: Revelando olhares, valorizando vozes na Educação da Infância.. Campo Grande, MS: Oeste, 2011, v. I, p. -308.

 

5.
 D’ALMEIDA, K. P. M.; MOTTA, S. L. . Currículo e Metodologia: A Pluralidade dos olhares e os caminhos na prática educativa com crianças pequenas na Creche Fiocruz. In: Naire Jaire Capistrano. (Org.). Coleção Cotidiano Escolar: o ensino de artes e educação física na infância. 02ed.Natal: UFRN / PAIDEIA / MEC, 2006, v. 02, p. -.

 

6.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Currículo: a Pluralidade dos Olhares…. In: Angela Maria Ribeiro; Carla da Silva Moura; Eugênio Carlos Lacerda; Késia Pereira de Matos D’Almeida; Lenir Nascimento da Silva; Maura Maria Sá de Mello; Silvia Lacouth Motta; Yvone Costa de Souza. (Org.). Contando Histórias, Tecendo Redes, Construindo Saberes… Projeto Político Pedagógico: Creche Fiocruz. 01ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004, v. 01, p. 159-170.

 

7.
D’ALMEIDA, K. P. M.; MOURA, C. S. . Metodologia: Caminhos Possíveis. In: Angela Maria Ribeiro; Carla da Silva Moura; Eugênio Carlos Lacerda; Késia Pereira de Matos D’Almeida; Lenir Nascimento da Silva; Maura Maria Sá de Mello; Silvia Lacouth Motta; Yvone Costa de Souza. (Org.). Contando Histórias, Tecendo Redes, Construindo Saberes… Projeto Político Pedagógico: Creche Fiocruz. 01ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004, v. 01, p. 171-192.

 

8.
D’ALMEIDA, K. P. M.. O Espaço Creche: Um espaço de Acolhimento. In: Angela Maria Ribeiro; Carla da Silva Moura; Eugênio Carlos Lacerda; Késia Pereira de Matos D’Almeida; Lenir Nascimento da Silva; Maura Maria Sá de Mello; Silvia Lacouth Motta; Yvone Costa de Souza. (Org.). Contando Histórias, Tecendo Redes, Construindo Saberes… Projeto Político Pedagógico: Creche Fiocruz. 01ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004, v. 01, p. 71-94.

 

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação e Infância: caminhos do processo de legalização. In: IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, 2018, Goiânia. IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, 2018.

 

2.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação Infantil: regiões fronteiriças entre infância, educação e subjetividade. In: VII Congresso Paulista de Educação Infantil / III Simpósio Internacional de Educação Infantil, 2015, São Carlos / SP. Anais do VII Congresso Paulista de Educação Infantil / III Simpósio Internacional de Educação Infantil, 2015.

 

3.
D’ALMEIDA, K. P. M.; RIBEIRO, A. M. ; MOTTA, S. L. ; LAMARE, F. F. ; VELOSO, A. Q. S. . Ciência e Arte: práticas e vivências na Educação Infantil. In: VII Jornada da Escola de Educação Infantil da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII Jornada da Escola de Educação Infantil da UFRJ, 2013.

 

4.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Institucionalização da Infância e Sociedade de Controle: perspectivas acerca do direito a Educação Infantil no Brasil. In: IV Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2012, Rio de Janeiro. Anasi do V Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2012.

 

5.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação Infantil: o direito em questão. In: VII Conferência Latino-americana de Crítica Jurídica, 2012, Santa Catarina. Anais da VII Conferência Latino-americana de Crítica Jurídica, 2012.

 

6.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Infância e Educação: a institucionalização da criança na sociedade de controle. In: II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro (II SEPOCS-Rio), 2012, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro (II SEPOCS-Rio), 2012.

 

7.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Institucionalização da Infância e Sociedade de Controle: perspectiva acerca do direito à Educação Infantil no Brasil. In: IV Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2012, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2012.

 

8.
 RIBEIRO, A. M. ; GRYNSZPAN,D. ; AGUIAR, E.K.S. ; D’ALMEIDA, K. P. M. . Educação Ambiental na Educação Infantil:Aprendendo por meio das Múltiplas Linguagens. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências / I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de Las Ciéncias (VIII ENPEC / I CIEC), 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa de Educação em Ciências VIII ENPEC e I Encontro Iberoamericano de investigação de ensino da Ciência – I CIEC, 2011.

 

9.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação Infantil e as Práticas de Controle Social. In: Curso de Extensão Michel Foucault e História II, 2011. Anais do Curso de Extensão Michel Foucault e a História II, 2011.

 

10.
D’ALMEIDA, K. P. M.; RIBEIRO, A. M. ; LAMARE, F. F. . Formação Continuada e Práticas Pedagógicas: o trabalho com a educação em ciência e saúde na Educação Infantil. In: 21º Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental "Professor e a Criança: formação crítica e ecológica" e 7º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS "Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade", 2010, Campo Grande / MS. Anais do 21º Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental "Professor e a Criança: formação crítica e ecológica" e 7º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS "Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade", 2010.

 

11.
D’ALMEIDA, K. P. M.; RIBEIRO, A. M. ; LAMARE, F. F. ; VELOSO, A. Q. S. . Educação Infantil, Ciência e Arte: nuances do cotidiano. In: 21º Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental, 2010, Mato Grosso / MS. Anais do 21º Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental, 2010.

 

12.
D’ALMEIDA, K. P. M.; SCHEINVAR, E. . Educação Infantil: entre o direito e o controle biopolítico. In: VI Jornadas de Sociología de La Plata, 2010, Buenos Aires. Anais do VI Jornadas de Sociología de La Plata, 2010.

 

13.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Institucionalização da Criança: a educação infantil no limiar da lei e da ordem. In: XI Simpósio Internacional IHU: o (des)governo biopolítico da vida humana, 2010, Rio Grande do Sul. Anais do XI Simpósio Internacional IHU: o (des)governo biopolítico da vida humana, 2010.

 

14.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação e Infância: a institucionalização da Educação Infantil em análise. In: II Seminário Nacional Sociologia & Política: tendências e desafios contemporâneos, 2010, Paraná. Anais do II Seminário Nacional Sociologia & Política: tendências e desafios contemporâneos, 2010. v. 13.

 

15.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Direito à Educação Infantil e Controle Social. In: XI Jornada do Trabalho – trabalho e as escalas das práxis emancipatórias: autonomia de classe frente à territorialização do capital, 2010, Paraíba. Anais do XI Jornada do Trabalho – trabalho e as escalas das práxis emancipatórias: autonomia de classe frente à territorialização do capital, 2010.

 

16.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Infância e Educação: políticas públicas e a garantia de direitos como campo de análise. In: IV Seminário Vozes da Educação: formação de Professores/as – narrativas, políticas e memórias, 2010, São Gonçalo. Anais do IV Seminário Vozes da Educação: formação de Professores/as – narrativas, políticas e memórias, 2010.

 

17.
D’ALMEIDA, K. P. M.; SCHEINVAR, E. . Educação Infantil e Sociedade de Controle. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (Anpedinha), 2009, São Carlos / SP. Livro de Resumos do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (Anpedinha). São Carlos: Cubo Multimídia, 2009. p. 001-450.

 

18.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação Infantil: o direito em questão. In: 17º Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP, 2009, Maceió. Anais eletrônico do 17º Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP, 2009.

 

19.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação e Infância: o direito como campo de análise. In: IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio Nacional de Formação de Professores – Cidadania, Justiça e (des)igualdade:que escola queremos?, 2009, Paraná. Anais do IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio Nacional de Formação de Professores, 2009.

 

20.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Direito à Educação Infantil: perspectivas de análise. In: XIV Semana de Educação / UERJ: 70 anos do Curso de Pedagogia no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Anais da XIV Semana de Educação / UERJ, 2009.

 

21.
D’ALMEIDA, K. P. M.. A Institucionalização da Educação Infantil. In: I Colóquio Michel Foucault: Educação, Filosofia, História – Transversais, 2008, Uberlândia / MG. Anai do I Colóquio Michel Foucault: Educação, Filosofia, História – Transversais, 2008.

 

22.
D’ALMEIDA, K. P. M.. Educação e Primeira Infância: de que direito falamos?. In: XIII Semana de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Educação, formação e sociedade: desafios contemporâneos, 2008, Rio de Janeiro. Anais da XIII Semana de Educação, 2008.

 

23.
MOTTA, S. L. ; D’ALMEIDA, K. P. M. . Currículo e Metodologia: a pluralidade dos olhares e os caminhos na prática educativa com crianças pequenas na Creche Fiocruz. In: XIII Semana de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Educação, formação e sociedade: desafios contemporâneos, 2008, Rio de Janeiro. Anais da XIII Semana de Educação, 2008.

 

24.
D’ALMEIDA, K. P. M.. A Institucionalização da Educação Infantil. In: Fórum de Políticas Públicas em Educação / UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais do Fórum de Políticas Públicas em Educação / UERJ, 2008.